Armando Halfeld
Analista Ativa Corretora
A sazonalidade do Setor UM DOS e drivers de Curto Prazo. Os Lançamentos de Imóveis São Mais Fortes No
segundo semestre. Disso Além, como vendas EA Oferta de Crédito continuam aquecidas. A Caixa Econômica Federal estabele batendo nd Informações por Sessão Créditos Chegar PoDE e uma emprestar até R $ 60 bilhões o n º Setor. Nenhum Ano Passado, o banco emprestou R $ 47 bilhões.
Hoje in dia das Empresas maioria Construindo um estabele e vendendo par de Todos os Segmentos Econômicos, ASSIM Como verticalizada estabele also, OU SEJA, São Construtoras e incorporadoras. A grande maioria SUA EUA um Própria Mão-de-obra par Construir Projetos Que ELA MESMA estabele incorporando. E a Maior Parte da Receita incorporação da VEM. Relevante e Observar OS Que in Segmentos como atuam Companhias. DEPOIS Anúncio faça Programa Minha Casa, Minha Vida, hum Claramente houve direcionamento das Empresas atender um parágrafo Demanda de Imóveis de até R $ 130 mil e de até R $ 500 mil, e Que o Limite parágrafo empréstimos com Recursos do Sistema Financeiro de Habitação .
E Que Saudável como Companhias não tenham Exposição Segmento de Baixa Renda Mais, ja Que o E Maior Que temperatura potencial de Crescimento. Não entanto, atuando somente Nele, ELAS Margem Pouca temperatura de negociação de preco com Cliente final dos Custos e repasse, Como aqueles com temperatura Que um Contratação de Mão-de-obra. JA não Segmento de Alta Renda, ALGUMAS Maiores Empresas tiveram ganhos de Margens, Pela Maior possibilidade de repasse dos custódio. Na Teoria, QUANTO Maior e um Renda do comprador de Imóveis, e uma Margem Maior Que não consegue colocar Produto final.
RECOMENDAÇÃO: COMPRA par com Brookfield preco de R $ 12,11 junho/2011 e um par Rossi de R $ 20,06 o par MESMO Período. COMPRA um parágrafo MRV, Mas nao temos preco calculado. A JUSTIFICATIVA São OS SEUS premios de Múltiplos Frente de Empresas OUTRAS. Um par RECOMENDAÇÃO um also PDG e de COMPRA, com preco de R $ 25,43 also parágrafo julho/2011.
(PUBLICADOS Relatórios Entre 12 e 15 de Julho e Analista Pelo Informações atualizadas Por Para ele ESTA matéria)
PDG
RESULTADOS Os do Segundo Trimestre consolidaram como OPERAÇÕES da Concordo. Entre OS OS destaques estao Lançamentos, Milhões Que atingiram R $ 1,804, hum nd significativo acrescimo de 60% comparação com o Primeiro Trimestre in e 144% Relação AO MESMO Período Ano Passado fazer. Como vendas totalizaram R $ 1,556 Milhões, volume 15% Maior Comparada AO Montante vendido sem 1T10. ASSIM, um Vendas Sobre Oferta ficaram in (VSO) de 30%, 1p.p. Abaixo do 1T10.
Na Visão da Corretora Este desempenho e positivo. Com uma Primeira Divulgação de Dados Operacionais do 2T10, com consolidados JÁ Concordo, notamos Que um PDG nova, não Primeiro semestre, atingiu Cerca de 41% do Ponto Médio Seu orientação de, hum serviços Que acreditamos Sinal positivo par o Alcance da meta anual. Adicionalmente, Destacamos tambem um Cresceu velocidade Que o VSO de 30% (acima dos 25,5% Que FOI uma mídia das Grandes incorporadoras não 1T10), Queda da marginal Que atuarem não Trimestre, Ainda se Encontra Elevado Patamar los, e, also, uma diminuição do preco dos Lançamentos Médio das Unidades Econômicas de R $ 132 mil / Unidade sem 1T10, par R $ 124 mil não 2T10.
Mantemos Avaliação Positiva Sobre o PDG in Investimento, INSERIDA NA Carteira ATIVA, Cujo Múltiplo P / BV ajustado (Relação Entre o preco da Ação EO valor patrimonial da Empresa) da Atual Incorporadora e de 1,8 x, prêmio representando hum in Relação de 4% A media das Cinco Grandes incorporadoras.
MRV
A MRV divulgou Nesta Quarta-feira OS RESULTADOS Operacionais Referentes AO 2T10. Lançamentos Os Milhões atingiram R $ 1,113, representando hum acrescimo de 84% nd comparação trimestral e de 51% anuais. Como vendas totalizaram R $ 982 Milhões, volume 34% quando comparado Maior AO Montante vendido sem 1T10 e 15,3% Meses cochilar em. ASSIM, um Vendas Sobre Oferta ficaram in (VSO) de 37%, Acima da VSO apresentada não 1T10 de 33%.
A Visão da Ativa e Positiva. A MRV divulgou Mais uma Vez Resultado Operacional robusto hum, pautado nd Demanda pujante de Produtos para uma baixa Renda. Os destaques FORAM: (i) o Resultado Consolidado de Vendas contratadas sem semestre, Por Que JÁ correspondem 43% do Ponto Médio do indicativo, (ii) uma alta VSO do Período, Muito Acima dos 26% da Média das Grandes incorporadoras observada nenhuma 1T10 , atuarem de hum serviços Trimestre Mais fraco, (iii) Crescimento do numero de Unidades Médias Por Empreendimento parágrafo 254 lançado há total não 1S10, ante 172 Unidades 1S09 in Médias, favorecendo o ganho de Escala e (iv) preco medio de R $ 98 , 5 mil Lançada Unidade Por não 2T10, significativamente Abaixo do cap de R $ 130 mil Por Dentro Unidade do Programa Minha Casa Minha Vida.
A MRV NEGOCIA COM UM Múltiplo P / BV ajustado (Relação Entre o preco da Ação EO valor patrimonial da Empresa) de 2,1 x, hum prêmio representando de 19% e com uma mídia in Relação das Cinco Grandes incorporadoras, 1,7 x de P / com NAV (é o preco da Relação em Ação AO valor de Liquidação da Empresa), O Que se justifi Por experiência SUA Maior e Exposição ao Segmento de Baixa Renda in Relação Às Demais Empresas, 83% do landbank Seu (Banco de Terrenos) de R $ 11,3 bilhões com Produtos para Este Segmento, Cujo potencial de Crescimento e Elevado.
|
|
|
Ricardo Tadeu Martins
Analista-Chefe da Planner Corretora
Em 2008 o Setor Vinha Muito Bem. N º Trimestre quarto, e como vendas Papéis OS JÁ refletiram o Cenário de Crise. Companhias como OS reduziram Lançamentos Bastante, ALGUMAS Chegando um zero. Em bolsa, o Investidor Estrangeiro also Destes Saiu Papéis fortemente. O Primeiro Trimestre de 2009 FOI O Fundo do Poço. DEPOIS Logo, o Governo Federal anunciou o Programa Minha Casa, Minha Vida e Outros Subsidios o n º Setor. MESMO ASSIM, FORAM OS Lançamentos retomados de forma tímida. N º semestre do Segundo Ano Passado, o Ritmo dos Lançamentos e das Vendas Ainda devagar FOI, PORQUE Empresas como muitos estavam com estoques. Uma vez que tenha Início deste Ano e Que uma Curva de Crescimento do Setor PoDE consistente considerada ser.
Como metástase das Empresas de Lançamento n º 2010 Mais estao Otimistas in OS Todos Segmentos de Imóveis. Parte Boa DELAS also CONSEGUIU LANÇAR Parte considerável pretendia fazer Ano Que não. O valor total de Lançamentos fazer vir Setor DEVE superior a 2008, Que LI de R $ 32 bilhões, e also Acima de 2.009 bilhões, Que LI de R $ 28. Neste Ano, ELAS also estao conseguindo repassar Boa Parte dos precos Custódio parágrafo OS SEUS, MESMO Diante do aumento dos precos nenhuma Setor, devido especialmente AO Incremento não preco do Aço e da Mão-de-obra. Exemplo Um bom e um MRV, e 100% focada Que nenhuma Mercado de Baixa Renda, Que nao Permite, de muitas Manobras, ja Que o preco do Imóvel e Mais Baixo, MAS UMA e das Empresas Que Mais MANTER consegue como Margens elevadas.
Pará 2011, o Mercado estabele Que Aguardando como Empresas Venham com a Caixa LÍQUIDO positivo. O Setor se endividou Crise nd, e precisaram vir um parágrafo Mercado se capitalizar (DELAS muitas fizeram Novas emissões de Ações UO de debêntures). Como o Ritmo de Lançamento do Setor crescendo continua, uma expectativa Que E como a Caixa Empresas Seu recuperem. Por Conta Disso, ELAS acumularam also Recebíveis da venda parcelada de Imóveis, enguias e devem ENTRAR nsa Caixas AO SEUS Longo de 2011.
RECOMENDAÇÃO: para Venda Gafisa, com preco-Alvo de R $ 14,53. QUANTO EAo Companhia da Múltiplos, Estes permanecem elevados Ainda n. 2010. Que Acreditamos epidêmico uma forte Valorização das Ações nenhuma Início do Segundo semestre, haverá UMA acomodação dos precos. COMPRA parágrafo Eztec. Atuarem de serviços UMA pequena tampa, uma Empresa de UMA das dez Margens Melhores do Setor. Ela e UMA das Companhias Que manteve Seu Caixa liquido positivo MESMO Crise na.
Gafisa (in Relatório Informações não publicadas dia 05 de agosto, o MAS reafirmadas Pelo Analista pingos da Publicação Desta matéria)
A Gafisa registrou bom desempenho de qualquer RESULTADOS 2T10 ficando Dentro de Nossa expectativa, Que considerações nao assim uma retomada do volume de Vendas Lançamentos Mas e tambem um Maturação de Projetos Anos Anteriores lançados in. A Empresa atingiu 38% da meta de Lançamentos par o Ano, com expectativa de boa velocidade MANTER de Vendas e aumento do Foco não Segmento da Baixa Renda, atraves da Tenda. Do Lado Financeiro, realizada uma capitalização No Começo deste Ano Devera sustentar o Programa de Futuros Lançamentos.
Não 2T10, o valor de Lançamentos consolidados (Gafisa, Tenda e de Alphaville) somou R $ 1,0 bilhão, aumento de 61,0% o 2T09 Sobre. Não Acumulado do semestre OS Lançamento atingiram R $ 1,7 bilhão, hum Crescimento de 117,6% Sobre o MESMO Período de 2009, o Equivalente a 38% da meta de R $ 4,5 bilhões Prevista par o Ano. Vale Lembrar Que OS percentuais expressivos de Crescimento sem valor de Lançamentos, Como base dez fraco desempenho de Lançamentos não o 1T09, quando OS efeitos da Crise global se mostraram Mais Pesados. Uma Parte da Gafisa representou 46,7% dos Lançamentos Totais não 1S10, atingindo R $ 799,9 Milhões (70,9% sem Estado de São Paulo), e 22,8% Unidades in. Em termos de Unidades lançadas do consolidado total, de 8,281 Unidades, 22,8% FORAM Parte Gafisa. O Maior Crescimento in Lançamentos FOI NA Registrado Alphaville (+175,9%), enquanto nenhum Que Período de 6 Meses ficou com o Destaque aumentou um parágrafo Que Tenda 24,4% de 34,2% SUA Participação Sobre o total consolidado de Lançamentos. Este Comportamento reflete uma Maior Concentração de Negócios não Segmento de Baixa Renda, sem qua uma VEM Empresa aumentando significativamente Negócios SEUS. Uma mídia de Preços de venda da Tenda ficou em R $ 109 mil não 1S10.
Como Vendas contratadas somaram R $ 889,8 Milhões com o 2T09 Crescimento de 6,5% Sobre. O Segmento da Gafisa FOI Responsável Por 51% do total contratadas de vendas, ficando o parágrafo com Restante Alphaville 14% e 34% com a Tenda. O Maior Crescimento de Vendas da VEM Sendo Observado nd Tenda refletindo uma Lançamentos Maior Concentração de Segmento de Baixa Renda eA Forte Demanda do Programa MCMV. Velocidade de Vendas (Vendas Sobre a Oferta) - No 2T10 uma velocidade de Vendas da Gafisa LDI de 24,6%, ligeiramente inferior AO 1T10 (25,1%). A Empresa Acredita Que um VSO in permanecerá Torno de 25% e Que conseguirá MANTER como ATUAIS Margens.
A Demanda forte não permitido dez Setor Construtoras como repassar OS Custódio EAo precos dos Imóveis. Vale Lembrar Que ESTA compensação somente durará enquanto um Demanda Por Imóveis Permanecer fortemente aquecida País não. Outro Aspecto Importante e Que o Setor de Construção Civil e hum dos, senão o Primeiro, um SENTIR OS in Situação efeitos de desaceleração da Economia não Ritmo. De Obras Atrasos - COM ACORDO De uma Empresa da Administração, OS cronogramas de Obras in São Paulo estao Dentro do previsto, MAS NAS regioes Norte e Nordeste existem atrasos. Um diretor de Razão e uma Falta de materiais e de Mão de Obra Especializada nestas regioes. Outro Aspecto Importante e Que nao se consegue replicar nestas regioes OS Projetos Feitos in São Paulo. A Empresa Acredita Que conseguirá normalizar Estes atrasos nsa Próximos trimestres.
Perspectivas - A Empresa estadas otimista QUANTO AO Segundo semestre deste Ano, visando Aumentar o NÚMERO de e Lançamentos de Vendas contratadas. Um visto Companhia Aumentar a Participação de Lançamentos não Segmento Econômico atraves da Tenda de 34% não Cerca n. 1S10 de 50% nsa Próximos Anos. Uma Aposta nd Tenda reflete uma expectativa da UMA de Demanda forte, Neste, Segmento nsa Próximos Anos sustentação OS e avanços não Processo Construtivo e nsa Controles dos Processos atraves Gerais do Sistema SAP. N Que se, comunique AO Processo Construtivo Destaca-se o inicio da utilizaçao de Moldes de Alumínio nd Construção das casas. Ainda Pequena Escala em (apenas in USADO 6 Projetos) A Empresa n º 15 pretende Aumentar Projetos Método Este com. ISSO COM, Segundo uma Administração da Gafisa, uma redução sem Prazo de Construção da Tenda PoDE in Reduzido serviços comeu 1 / 3 e não Caso da Gafisa, o teste in Ainda, o Prazo in diminuiria 6 Meses. O Impacto Destes Benefícios positivo, embora JÁ contabilizados Pela Empresa, Ainda Mais serviços devem Bem Avaliados nsa trimestres proximos. |
|
Henrique Koch
Analista do Banco do Brasil
Rossi (in Relatório Informações não publicadas dia 13 de agosto e reafirmadas Pelo Analista pingos da Publicação Desta matéria)
Os numeros apresentados Pela Rossi No segundo Trimestre Mais uma Vez Nossas Expectativas superaram. Lançamentos Com totalizando Cerca de 40% do Pará, divulgado orientação 2.010 (milhões Pelo Menos R $ 3,1) e novo Recorde de Vendas, o bom desempenho da Companhia VEM uma reforçar o Momento excepcional Pelo Qual o Mercado Passando VEM imobiliário. Os principais destaques FORAM: (i) Lançamentos de R $ 757 Milhões Trimestre não, Sendo 50% direcionados AO Segmento Econômico (19 dos 28 lançados Empreendimentos), (ii) nova Evolução nd Vendas de velocidade (VSO), Que atingiu 26% ( 25% não e 23% 1T10 4T09 não), LÍQUIDO (iii) Lucro de 114% superior não Observado AO 2T09.
A Rossi entregou 7 Empreendimentos não 2T10, Que representaram VGV de R $ 269 Milhões. A Empresa da Parte não o Banco de Terrenos atingiu R $ 18,4 bilhões não Trimestre, tendão de 79% Sido adquirido atraves de permutas. Cerca de 83% estao Dentro da Faixa do Sistema Financeiro de Habitação (até R $ 500 Milhões). Como Vendas contratadas cresceram 76% in Relação AO 2T09 e totalizaram R $ 711 Milhões, Sendo Que o Segmento Econômico FOI Responsável Por Quase um Metade. A Rossi Vendas contratou R $ 374 Milhões não Trimestre, 41,3% das Vendas Totais. A Receita procedência Por apresentou Evolução de frente AO 2T09 de 76% e 32% se Comparada AO Trimestre anterior. Como despesas administrativas totalizaram R $ 41,8 Milhões não representaram 2T10 e 6,4% da Receita procedência Por (in +0,1 pp Relação AO 1T09). Como Comerciais despesas, Por SUA Vez, FORAM $ 45,7 Milhões de R tiveram redução de 0,1 pp e nd com uma Relação a Receita não MESMO Período (7,0%). O bom desempenho Operacional, Combinado AO Controle de Custos, Que n. TODAS contribuiu como Margens apresentassem significativa Evolução, parágrafo Destaque com a Margens Bruta e procedência Por, Que atingiram 33,9% e 16,8%, Patamares Que um Sustentáveis julga Companhia, considerando o Grau de Desenvolvimento e Diversificação atingido.
A VEM Rossi conseguindo aproveitar o Desenvolvimento do Mercado Imobiliário Crescer Pará e Expandir SUAS Atividades parágrafo OUTRAS regioes geográficas, especialmente atraves de Parcerias. «Além Disso, não contínuos SUA Expansão Segmento Econômico, com uma CRIAÇÃO de Mais uma Linha de Produtos Específicos. Estratégia TEM SUA Mostrado se acertada, OS numeros confirmam Como fazer 2T10. Que Acreditamos MANTER OS Próximos devem RESULTADOS Operacionais como Margens.
Tecnisa (Informações in Relatório publicadas não dia 13 de agosto e reafirmadas Pelo Analista pingos da Publicação Desta matéria)
O 2T10 FOI marcado Pela Consolidação da Linha Tecnisa Flex, com dez contribuído Que uma redução do preco Médio dos Empreendimentos Companhia Pela lançados, Dentro de SUA Estratégia de Diversificação de portfólio, usualmente focado nd População de Renda Mais Alta. O VGV lançado há FOI Trimestre de R $ 252,7 Milhões, Crescimento de 45% Frente Acima Bem AO 1T10 e dos Milhões R $ 90,3 observados não 2T09. ASSIM Ainda, o total do Primeiro semestre (R $ 427,0 milhões) de representantes bom hum Desafio A Empresa, Que pretende LANÇAR R $ 2 bilhões in 2010. Como vendas contratadas não 2T10 atingiram R $ 220,8 Milhões, recuo de 26% in 2T09 Relação ao, porém 41% Superiores AO verificado nenhum Trimestre anterior. A melhora in Relação AO serviços 1T10 also PoDE observada nd Vendas de velocidade (VSO) não Período REGISTRADA, Que FOI EAo Frente de 16,2%, 12,7% do Trimestre anterior.
A Receita procedência Por LI de R $ 250,5 Milhões, Incremento de 30% AO Frente 2T09 e 26% Acima do 1T10. Como Margens apresentaram Alguma redução, hum epidêmico Primeiro Trimestre caracterizado Por Menor representatividade das despesas in Operacionais Relação à Receita e AO Maior volume de Receitas Financeiras. Não 2T10, EntreTanto, hum significativo Incremento NAS despesas com Juros contribuiu com uma redução da in procedência Por Margem 4 pp ASSIM Ainda, ressaltamos Que uma rentabilidade da Companhia Patamares continuação confortáveis eles. O Nível de despesas melhorou Operacionais. Como despesas administrativas Gerais e totalizaram R $ 21,9 Milhões não 2T10, representando 8,8% da ROL (11,2% não 2T09 e 8,7% não 1T10). Como Comerciais, Por SUA Vez, representaram 5,2% da Receita procedência Por (7,7% não 2T09 e 4,8% não 1T10).
Reiteramos nossa opinião de que a estratégia de diversificação de portfólio para atender os segmentos médio alto e médio baixo tem sido acertada. A Tecnisa lançou apenas três empreendimentos no 2T10, volume ainda baixo frente aos planos da companhia de chegar em R$ 2 bilhões em 2010. Acreditamos que com o desenvolvimento de novos projetos, para os quais tem adquirido terrenos nos últimos trimestres, a empresa deva ter suas vendas fortalecidas. Com boa rentabilidade histórica, o desafio será manter o nível das margens que vem apresentando nos últimos trimestres.
|
|
|
|
|
|
Indicadores |
Empresa ► | Br Properties | Brasil Brokers | Brookfield Incorp | Camargo Correa | Const. Adolfo. L, | CR2 | Cyrela Realty | Direcional |
Dados▼ | BRPR3 | BBRK3 | BISA3 | CCIM3 | CALI4 | CRD3 | CYRE3 | DIRRE3 |
Nível Gov. Corporativa | NM | NM | NM | NM | - | NM | NM | NM |
PL 2tr09 R$ MM | 700,40 | 368,06 | 1.809,54 | 648,46 | (38,06) | 376,53 | 2.425,32 | 349,82 |
PL 2tr10 R$ MM | 1.682,78 | 409,96 | 2.605,12 | 766,00 | (32,20) | 395,18 | 4.201,74 | 735,34 |
LL 2tr09 R$ MM | 10,54 | 2,94 | 80,08 | 7,55 | (0,15) | 3,55 | 157,07 | 16,76 |
LL 2tr10 R$ MM | 19,31 | 11,89 | 132,60 | 25,02 | (3,66) | 7,43 | 167,45 | 38,81 |
Variacao LL 2T10(%) | 83,21 | 304,46 | 65,58 | 231,32 | 2.337,33 | 109,29 | 6,61 | 131,66 |
ROE 2T10(%) | 1,14 | 2,90 | 5,08 | 3,26 | NE | 1,88 | 3,98 | 5,27 |
Índices Bovespa▼ | | | | | | | | |
Ibovespa |
|
|
|
|
|
| .√. |
|
IBRX-50 |
|
|
|
|
|
| .√. |
|
IBRX |
|
| .√. |
|
|
| .√. |
|
IGC | .√. | .√. | .√. | .√. |
| .√. | .√. | .√. |
Itag | .√. | .√. | .√. | .√. |
| .√. | .√. | .√. |
ISE |
|
|
|
|
|
|
|
|
IVBX2 |
|
|
|
|
|
| .√. |
|
MLCX | | | | | | | .√. | |
SMLL | .√. | .√. | .√. | .√. |
|
|
|
|
ICON |
|
|
|
|
|
|
|
|
INDX |
|
| .√. | .√. |
|
|
|
|
IEE |
|
|
|
|
|
| .√. |
|
IMOB |
|
| .√. | .√. |
|
|
|
|
ITEL |
|
|
|
|
|
|
|
|
IFNC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Empresa ► | Even | Eztec | Gafisa | Helbor | Inpar | JHSF | João Fortes | Lopes |
Dados▼ | EVEN3 | EZTC3 | GFSA3 | HBOR3 | INPR3 | JHSF3 | JFEN3 | LPSB3 |
Nível Gov. Corporativa | NM | NM | NM | NM | NM | NM | - | NM |
PL 2tr09 R$ MM | 823,04 | 866,19 | 1.717,25 | 391,14 | 757,64 | 875,49 | 171,18 | 13,97 |
PL 2tr10 R$ MM | 1.303,16 | 1.015,45 | 3.545,41 | 647,24 | 1.072,33 | 960,24 | 316,90 | 51,65 |
LL 2tr09 R$ MM | 20,63 | 38,32 | 57,77 | 15,47 | (5,48) | 5,52 | 2,19 | 10,03 |
LL 2tr10 R$ MM | 60,03 | 56,43 | 97,27 | 43,14 | 14,38 | 19,53 | 69,93 | 23,19 |
Variacao LL 2T10(%) | 190,98 | 47,23 | 68,38 | 178,89 | (362,34) | 253,48 | 3.090,33 | 131,33 |
ROE 2T10(%) | 4,60 | 5,57 | 2,74 | 6,66 | 1,34 | 2,03 | 22,06 | 44,89 |
Índices Bovespa▼ | | | | | | | | |
Ibovespa |
|
| .√. |
|
|
|
|
|
IBRX-50 |
|
| .√. |
|
|
|
|
|
IBRX |
|
| .√. |
|
| .√. |
|
|
IGC | .√. | .√. | .√. | .√. |
| .√. |
| .√. |
Itag | .√. | .√. | .√. | .√. |
| .√. | .√. | .√. |
ISE | .√. |
|
|
|
| . |
|
|
IVBX2 |
|
|
|
|
|
|
|
|
MLCX | . | | | | | | | |
SMLL | .√. | .√. | .√. |
|
| .√. | .√. |
|
ICON |
|
|
|
|
| . |
|
|
INDX |
|
| .√. |
|
|
|
|
|
IEE |
|
|
|
|
|
|
|
|
IMOB | .√. | .√. | .√. |
|
| .√. |
|
|
ITEL |
|
|
|
|
|
|
|
|
IFNC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Empresa ► | MRV | PDG | Rodobens | Rossi | Sergen | Tecnisa | Trisul |
Dados▼ | MRVE3 | PDGR3 | RDNI3 | RSID3 | SGEN4 | TCSA3 | TRIS3 |
Nível Gov. Corporativa | NM | NM | NM | NM | - | NM | NM |
PL 2tr09 R$ MM | 2.186,34 | 1.836,66 | 626,49 | 1.318,20 | 104.352,82 | 847,39 | 426,76 |
PL 2tr10 R$ MM | 2.663,32 | 5.613,16 | 644,73 | 2.445,75 | 104.151,98 | 962,25 | 509,90 |
LL 2tr09 R$ MM | 73,92 | 76,19 | 14,77 | 51,16 | (0,45) | 30,87 | 8,82 |
LL 2tr10 R$ MM | 150,47 | 209,77 | 17,74 | 109,29 | (0,48) | 40,41 | 16,76 |
Variacao LL 2T10(%) | 103,56 | 175,32 | 20,09 | 113,64 | 5,54 | 30,90 | 89,99 |
ROE 2T10(%) | 5,64 | 3,73 | 2,75 | 4,46 | NE | 4,19 | 3,28 |
Índices Bovespa▼ | | | | | | | |
Ibovespa | .√. | .√. |
| .√. |
|
|
|
IBRX-50 | .√. | .√. |
| .√. |
|
|
|
IBRX | .√. | .√. |
| .√. |
|
|
|
IGC | .√. | .√. | .√. | .√. |
| .√. | .√. |
Itag | .√. | .√. | .√. | .√. |
| .√. | .√. |
ISE |
|
|
|
|
|
|
|
IVBX2 | .√. | .√. |
| .√. |
|
|
|
MLCX | | .√. | | | |
| |
SMLL | .√. |
|
| .√. |
| .√. |
|
ICON |
|
|
|
|
|
|
|
INDX | .√. |
|
| .√. |
| .√. |
|
IEE |
|
|
|
|
|
|
|
IMOB | .√. | .√. |
| .√. |
|
|
|
ITEL |
|
|
|
|
|
|
|
IFNC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Informações Relevantes:
NE - Não Existe
Fonte: Resultados Consolidados disponibilizados na BM&FBOVESPA seguindo a Legislação Societária. |
|
|
Governança Corporativa |
|
|
Empresas | Pay out | Periodicidade | Tag Along ON PN | Conselheiros Independentes |
Br Properties | 25% | Anual | 100% | Sim |
Brasil Brokers | 25% | Anual | 100% | Sim |
Brookfield | 25% | Anual | 100% | Sim |
Camargo Correa | 25% | Anual | 100% | Sim |
Construtora Adolfo | - | - | Não | - |
CR2 | 25% | Anual | 100% | Sim |
Cyrela Realty | 25% | Anual | 100% | Sim |
Direcional | 25% | Anual | 100% | Sim |
Even | 25% | Anual | 100% | Sim |
Ez Tec | 25% | Anual ou Intermediário | 100% | Sim |
Gafisa | 25% | Anual ou Intermediário | 100% | Sim |
Helbor | 25% | Anual | 100% | Sim |
Inpar S/A | 25% | Anual | 100% | Sim |
JHSF | 25% | Anual | 100% | Sim |
MRV | 25% | Anual | 100% | Sim |
Rodobens | 25% | Trimestral | 100% | Sim |
Rossi | 25% | Anual | 100% | Sim |
Sergen | - | - | Não | - |
Tecnisa | 25% | Anual | 100% | Sim |
Trisul | 25% | Anual | Não | Sim |
|
A Construtora Adolfo Lindenberg não disposnibiliza estas informações no seu site de Relações com Investidores.
A Sergen não tem site e não disponibiliza estas informações no site da BM&FBOVESPA.
|
|
Informações Relevantes:
Payout é o percentual pago do lucro líquido em forma de dividendos e juros sobre capital.
Conselheiro Independente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC): O Conselho da organização deve, preferencialmente, ter maioria de conselheiros independentes. O conselheiro independente se caracteriza por: Não ter qualquer vínculo com a organização, exceto eventual participação de capital; não ser acionista controlador, membro do grupo de controle, cônjuge ou parente até segundo grau destes, ou ser vinculado a organizações relacionadas ao acionista controlador;não ter sido empregado ou diretor da organização ou de alguma de suas subsidiárias; não estar fornecendo ou comprando, direta ou indiretamente, serviços ou produtos à organização;não ser funcionário ou diretor de entidade que esteja oferecendo serviços ou produtos à organização;não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum diretor ou gerente da organização;não receber outra remuneração da organização além dos honorários de conselheiro (dividendos oriundos de eventual participação no capital estão excluídos desta restrição)No Novo Mercado é obrigatório que 20% dos conselheiros sejam independentes. Para as empresas que não especificamos o direito ou não de Tag Along para as ações preferenciais, significa que elas têm somente uma classe de ação, a Ordinária (ON).
As informações citadas acima são determinadas em estatuto e, no caso dos dois primeiros itens, podem ser feitos diferentemente na prática. Os dados da CSN dizem respeito à prática da companhia nos últimos anos.
Fonte: site das companhias e BM&FBovespa (Tag Along)
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário