O FUTURO DOS IMÓVEIS
Apartamento de um quarto é tendência no mercado
Construções compactas e sem divisória têm demanda crescente
Investidores também demonstram maior interesse por esse setor do mercado, devido à facilidade de alugar
TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO
Seguindo as mudanças na sociedade, os imóveis que não têm divisória ou com apenas um quarto vêm ganhando espaço na preferência dos consumidores nas grandes cidades brasileiras. E a perspectiva é de ampliar essa participação.
Os dados sobre a maior dessas metrópoles, a capital paulista, já mostram essa tendência.
Segundo o Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo, a fatia das moradias de até um dormitório passou de 1,7% das vendas em todo o ano de 2007 para 9,7% em 2010, considerando os números até outubro.
Para João Crestana, presidente da entidade, esse tipo de imóvel alia a vontade de ter logo a casa própria às facilidades de financiamento.
O público inclui executivos, solteiros, recém-casados e aqueles que pretendem manter a família pequena.
Entre 1999 e 2009, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, houve uma ampliação na proporção de casais sem filhos, passando de 13,3% para 17,1% dos arranjos familiares no país.
Os investidores também estão de olho nesse nicho. "Um dormitório é o imóvel de aluguel por excelência", afirma Crestana.
LOCALIZAÇÃO
As moradias bem localizadas, perto de escolas, faculdades, estações de metrô e corredores de ônibus, são as opções preferidas dos estudantes, garantindo uma procura constante e a consequente valorização.
"É o que tem o maior número de pretendentes", afirma o presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), José Augusto Viana Neto.
Na opinião dele, a localização é tão importante para quem opta por esse tipo de apartamento -para comprar ou alugar- que não é raro os moradores se submeterem a condições não tão ideais.
"As pessoas ganham em qualidade de vida mesmo com o desconforto interno", diz, lembrando que até cidades de médio porte já apresentam problemas no trânsito, o que justifica a escolha.
LANÇAMENTOS
Nos lançamentos, o salto desse tipo de imóvel foi ainda maior entre 2007 e 2010, indo de 1,4% para 11,5% do total.
Os imóveis sempre foram um objeto de desejo, destaca Sandro Gamba, diretor da Gafisa, mas agora, com as facilidades de financiamento no mercado, "eles se tornaram muito mais líquidos [mais fáceis de vender]".
Para ganhar mercado, as construtoras e incorporadoras tentam vislumbrar esses anseios do consumidor.
"A velocidade de venda é maior para apartamentos menores", contabiliza Dora Szwarc Hamaoui, diretora de operações da PDG Realty.
Uma das estratégias das empresas para diminuir os riscos de empreendimentos com um quarto tem sido mesclar apartamentos com diferentes tamanhos e plantas flexíveis no mesmo prédio.
"O [imóvel] de um dormitório tem acabado mais rápido, mas o de dois é importante para o mix", avalia Maurício Barbosa, diretor de incorporação da CCDI (Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário).
Um exemplo do sucesso desse plano é o In Berrini, lançado em fevereiro passado, que teve as 216 unidades -96 delas com um quarto- vendidas em apenas um dia.
O empreendimento tinha como público-alvo quem trabalha na região da avenida Luis Carlos Berrini, na zona sul da capital.
O bom desempenho motivou o lançamento, em dezembro, do In Jardim Sul, com todos os cem apartamentos de 49 m2 vendidos já no primeiro final de semana.
THE FUTURE OF REAL ESTATE
One-bedroom apartment is on the market trend
Compact construction and have a growing demand without dividing
Investors also showed more interest in this market sector due to the ease of renting
Tatiana Resende SAO PAULO
Following the changes in society, homeowners who have no part or only a quarter are gaining space in the preference of consumers in large cities. And the prospect is to broaden this participation. Data on most of these cities, the state capital, already show this trend. According to Secovi (Housing Union) from Sao Paulo, the share of housing in a dormitory up from 1.7% of sales throughout the year in 2007 to 9.7% in 2010, considering the numbers up in October. For John Crestana, president of the organization, this type of property alia will soon have their own house to finance facilities. The audience includes executives, singles, honeymooners and those wanting to maintain a small family. Between 1999 and 2009, according to the National Household Sample Survey of the IBGE, there was an increase in the proportion of couples without children, from 13.3% to 17.1% of family arrangements in the country. Investors are also eyeing this niche. "A dorm is the property rental for excellence," said Crestana.
LOCATION The dwellings well located, close to schools, colleges, subway stations and bus corridors are the preferred options for students, ensuring a constant demand and the consequent importance. "It's what has the highest number of applicants," says the chairman of Creci-SP (Regional Council of broker Property state governance of Sao Paulo), José Augusto Viana Neto. In his opinion, the location is so important for those who choose this type of flat-to-buy or rent is not uncommon for residents to submit to conditions not so ideal. "People gain in quality of life even with the internal discomfort," he said, adding that even midsize cities already have traffic problems, justifying the choice.
NEW RELEASES In the release, the jump of this type of property was even greater between 2007 and 2010, going from 1.4% to 11.5%. The property has always been an object of desire, says Sandro Gamba, director of Gafisa, but now, with the ease of market financing, "they have become much more liquid [easier to sell]." To win market, builders and try to envision these desires of the consumer. "The speed of sale is higher for smaller apartments," said Ross Dora Hamaoui Szwarc, director of operations for PDG. One of the strategies of companies to reduce the risks of projects with a room has been merge apartments with different sizes and flexible plants in the same building. "The [property] to a dorm has finished faster, but the two are important to the mix," he says Mauricio Barbosa, director of the incorporation of CCDI (Camargo Real Estate Development). An example of the success of this plan is In Berrini, launched last February, which had the 216 units -96 of them with fourth-sold in just one day. The project had as its target audience who work in the area of Avenue Luis Carlos Berrini, in the south of the capital. The performance prompted the launch in December, In the South Lawn with all one hundred apartments of 49 m2 already sold the first weekend.
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