Guia rápido de como criar gatos em apê
Regra nº 1 – A raça certa.
O primeira regra é que você precisa saber é que não existe uma raça específica para apartamentos. Todas estão aptas a conviver nesse ambiente se tratadas da forma correta. No entanto, algumas se diferem das outras por meio do comportamento. O gato Egípcio por exemplo é mais reservado com pessoas estranhas porém, mais afetuoso com os familiares. Já os Siamês são inteligentes e folgados. Outra raça comum entre os brasileiros é a Korat. Além de dócil, essa espécie traz consigo uma superstição vinda de seu país de origem, a Tailândia. Acredita-se que o bichano traz boa sorte ao seu dono.
Regra nº 2 – Obesidade animal.
Que os gatos são bichinhos mansos e folgados todo mundo sabe, mas vale lembrar que um apartamento ao mesmo tempo que oferece conforto, produz também uma certa comodidade no felino. Por isso, fique sempre de olho na alimentação do seu bichano e o mantenha numa dieta com base na ração indicada pelo veterinário. Gatos de 1 a 6 meses de vida devem comer 4 vezes por dia; gatos com idades entre os 6 e os 9 meses devem comer 3 vezes por dia; a partir de 1 ano de vida, os gatos necessitam de comer apenas 1 ou 2 vezes por dia.
Regra nº 3 – Cat protect!
A segurança do seu gatinho é fundamental. Assegure-se que na sacada do seu apartamento tenha telas. Lembre-se ainda que as vacinas e as consultas devem estar em dias.
Regra nº 4 – Banho sim.
O momento mais temido por um gato é sem dúvida a hora do banho. Os felinos precisam de muito poucos banhos por ano, pois eles são animais limpos e sabem ser higiênicos. Recomendamos um banho a cada dois meses.
Regra nº 5 – A diversão por trás dos arranhadores
Além das bolinhas e dos rolinhos seu gato precisará afiar as unhas. Isso gera para ele uma satisfação sem igual. Por isso, lembre-se de comprar um arranhador e deixá-lo próximo a um lugar em que seu gatinho sempre passa.
Regra nº 6 – Caixa de areia
Gatos que vivem em apartamentos fazem suas necessidades nas famosas caixas de areia. Esta “areia”, na verdade, é argila em flocos. A função é absorver o xixi e “envolver” o cocô. Desta forma, tudo fica sem cheiro e muito fácil de limpar. Basta limpar a caixa e repor a areia. O conteúdo todo deve ser trocado a cada duas semanas, quando a caixa é lavada com água e sabão neutro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário