terça-feira, 5 de março de 2013

Na entrega das chaves de um imóvel

A compra de um imóvel na planta é uma realização de muitos que sonham com a casa própria. O período de construção resulta muitas vezes em uma longa espera, que termina com o comunicado de entrega das chaves do novo lar. O comprador deve conter a natural ansiedade de concluir logo esta etapa, exigindo uma segura vistoria de recebimento do imóvel.
O ideal é que o novo comprador agende com a construtora a conferência do novo imóvel acompanhado de um profissional habilitado, com formação nas áreas ligadas à construção civil, para verificar as especificações, condições de acabamentos e as instalações elétricas e hidráulicas, dentre outros itens.
Toda e qualquer desconformidade deve ser registrada no documento de vistoria pelo profissional habilitado. Desta maneira configura-se um laudo, onde ficarão apontadas as anomalias, devidamente acompanhadas de fotos e documentos comprobatórios.
Lembramos que é fundamental realizar a justificação da ocorrência segundo parâmetros técnicos aceitáveis, e não por fruto de mero desejo ou vaidade do adquirente.

Edificações

Estando diretamente relacionadas com os objetivos do processo de produção das edificações e portanto com a qualidade do processo, as etapas posteriores à construção da edificação (operação, uso e manutenção) têm assumido crescente importância na gerência do processo.
A durabilidade, propriedade da edificação e de suas partes constituintes de conservarem a capacidade de atender aos requisitos funcionais para os quais foram projetadas, quando expostas às condições normais de utilização ao longo da vida útil é fator fundamental de uma edificação.
As atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional das edificações são imprescindíveis para garantir a segurança dos seus usuários.
Todo síndico deve ser assessorado por uma empresa que liste as atividades a serem realizadas para controlar o funcionamento de instalações e equipamentos com a finalidade de criar condições adequadas de uso da edificação.
A vida útil, ou seja, o intervalo de tempo ao longo do qual a edificação e suas partes constituintes atendem aos requisitos funcionais para os quais foram projetadas, depende dos planos de operação, uso e manutenção previstos.

Manutenção de Edificação

A assessoria de manutenção de edificação tem por finalidade:
- Explicar aos usuários as características técnicas da edificação construída mediante análise dos manuais entregues pela construtora da edificação;
- Descrever os procedimentos recomendados para o melhor aproveitamento da edificação;
- Orientar aos usuários para a realização das atividades de manutenção;
- Contribuir para o aumento da durabilidade da edificação, prevenindo a ocorrência de falhas e acidentes decorrentes de uso inadequado;
- identificar os componentes da edificação mais importantes em relação à frequência ou riscos decorrentes da falta de manutenção, descrevendo as consequências prováveis da não realização das atividades de manutenção;
- Recomendar e acompanhar a revisão obrigatória do Manual de operação, uso e manutenção;

Manual de Operação

A elaboração do Manual de operação, uso e manutenção da edificação é uma obrigação do responsável pela produção da edificação. O responsável pela produção da edificação deve entregar formalmente ao primeiro proprietário da edificação um exemplar do Manual.
Em edificações condominiais devem ser entregues:
- um exemplar do Manual com informações sobre cada unidade autônoma aos seus proprietários, incluindo nele também informações julgadas necessárias sobre componentes, instalações e equipamentos de áreas comuns;
- um exemplar do Manual específico às áreas e equipamentos comuns ao síndico administrador do condomínio, incluindo o conjunto completo de projetos e discriminações técnicas.

Nenhum comentário: